top of page
  • Foto do escritorBeatriz Biancato

Pontos de fidelidade para pagamento de impostos?! Sim! Agora é possível!

Bom dia, pessoal! Um bom tempo sem passar por aqui, mas, estou começando a semana com uma notícia que muito nos interessa!


Os pontos de fidelidade já são muito utilizados por alguns contribuintes, especialmente para pagamento de viagens, passagens aéreas, ou, até mesmo compra de eletrodomésticos, em que você troca seus pontos por mercadorias.


Agora, o contribuinte poderá contar também com a conversão desses pontos de fidelidade em pagamento de impostos! Essa solução foi lançada pelo Banco do Brasil.


Desde a semana passada, o cliente pode usar pontos do programa de relacionamento da instituição financeira para quitar contas de água, de luz, de telefone e de televisão por assinatura, além de pagar tributos. O cliente não paga taxas nem tarifas para realizar a transação.


O serviço representa mais uma etapa na evolução dos programas de fidelidade. Inicialmente restritos a companhias aéreas, esses serviços se difundiram ao longo dos últimos dez anos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), a troca de pontos migrou primeiramente para as compras online, depois para o varejo físico.


Nos últimos anos, os bancos passaram a permitir que os clientes usassem pontos para restituir valores debitados em conta-corrente. A pontuação varia conforme os gastos em estabelecimentos parceiros dos programas e geralmente é atrelada à cotação do dólar e ao tipo de cartão de crédito. Cada dólar gasto pelo cliente é revertido em determinado número de pontos, que varia conforme a bandeira e a categoria do cartão.


Pelas estatísticas mais recentes da Abemf, o mercado de empresas de fidelidade movimentou R$ 3,7 bilhões no primeiro semestre do ano passado. O valor representa alta de 12,7% em relação ao mesmo período de 2018. O percentual de pontos expirados, que não podem mais ser trocados, caiu de 19,8% no segundo trimestre de 2018 para 17,4% no mesmo trimestre de 2019.


Mas, atenção, pessoal! Percebam que o programa de fidelidade lhe trará pontos, conforme seus gastos, então, fiquem atentos(as) para não acabar aumentando suas despesas na falsa expectativa de estar sendo recompensado com pagamento de tributos ''gratuito''!


Fonte da informação: Site Agência Brasil

bottom of page